sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A TV como ferramenta pedagógica




     

         A noção da abrangência das interferências da tecnociência nas sociedades já permeia algumas práticas pedagógicas. Para Cassiani, von Linsingen e Pereira (2008), a educação, na perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade, visa possibilitar uma formação para maior inserção social das pessoas, a fim de se tornarem aptas a participar dos processos de tomadas de decisões em assuntos que envolvam ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino das ciências deixa de ser enfocado em conteúdos distantes e fragmentados, com conhecimentos supostamente autônomos e neutros, e passa a ser enfocado em situações dos estudantes em seus contextos vivenciais. Assim, utilizando-se da mídia em especial a TV, podemos favorecer o ensino-aprendizagem, uma vez que a mesma é fonte de inspiração e influência em nossa sociedade. Alguns acusam-na de promover a violência e o consumismo. Mas, se o professor fizer a intervenção certa, propiciará momentos de debate e reflexão com seus alunos.

Como usar a TV em sala de aula:
Como não usar a TV em aula:

Gravar o programa e selecionar as cenas que serão exibidas aos alunos, fazendo o recorte dentro dos seus objetivos.
Usar como tapa-buraco quando falta professor ou acontece algum contratempo.
Planejar as aulas propondo exercícios e atividades relacionadas ao vídeo: eles não podem ser exibidos como se fossem auto-explicáveis.
Passar vídeo que não tenha relação com o conteúdo: as crianças percebem que essa é uma forma de camuflar a falta de planejamento.
Parar a exibição sempre que necessário para comentários ou explicações.
Criticar sistematicamente possíveis defeitos de informação ou estéticos: se eles existirem, desafie a turma a encontrá-los e a questioná-los.
Pedir para os alunos anotarem as cenas mais importantes, as falas e os detalhes mais marcantes
Assistir à televisão com os alunos sem discussão: qualquer assunto que venha da televisão deve ser integrado com o tema da aula.
Observar as reações do grupo para voltar aos pontos da exibição que a turma mais se deteve.


Referência:


 



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