Vinte e três pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil acusadas de diversos crimes ambientais às margens do Córrego Tamanduá, em Aparecida de Goiânia. A conclusão do inquérito, comandado pelo Delegado Luziano de Carvalho, foi enviada nesta segunda-feira (07) à Justiça.
Durante
os 40 dias de investigação foram constatadas irregularidades como a disposição
de entulhos, cultivo de hortaliças e a edificação de imóveis em Área de
Preservação Permanente (APP), além da captação irregular de água.
Segundo o
delegado, os danos ao meio ambiente são irreversíveis, uma vez que no local
foram encontradas toneladas de lixo, casas construídas, plantações, criação de
animais, e toda sorte de objetos que têm poluído e assoreado o córrego, com a
incidência de erosões.
Em parte
da APP foi construído inclusive um condomínio fechado. Segundo o delegado, a
prefeitura também pode ser responsabilizada. “Oficiamos o próprio prefeito no
sentido de cancelar todas as licenças concedidas aos empreendimentos do local,
já que não há plano de recuperação da área degradada”, afirma.
O córrego
Tamanduá possui 9 quilômetros de extensão e passa por aproximadamente 18
bairros de Aparecida de Goiânia. A prefeitura do município já havia sido
intimada pela Justiça para promover, no prazo de seis meses, a despoluição, a
recomposição e a recuperação da área.
Fonte: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades
Reportagem publicada dia 07 de janeiro de 2013.
Os problemas ambietais são o reflexo de nossa sociedade que acabou por se preocupar mais com o lado econômico e deixou de lado o social. Áreas verdes são cada vez mais raras. Espremidas entre prédios e concreto têm servido ultimamente para especulação imobiliária como é o caso do recentemente construído Parque Cascavel em Goiânia.
Em um esforço conjunto com o Ministério Público, o caso do córrego Tamanduá foi denunciado em Aparecida de Goiânia, os problemas que atingem sua Área de Preservação Permanente (APP) são visíveis. Etendendo a educação como uma prática comunitária que pode ser estendida a diversos territórios da cidade, podemos instigar os alunos a pensarem sobre esses problemas ambientais que fazer parte de seu cotidiano. Algumas perguntas poderão ser feitas:
- Quais as consequências dos problemas ambientais para minha comunidade?
- Como posso participar ativamente da preservação do meio ambiente
- Qual a relação entre o meio ambiente e qualidade de vida?
- Qual a reponsabilidade do governo em promover campanhas ambientais educativas?
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