sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Problemas ambientais em Aparecida de Goiânia - o caso do córrego Tamanduá



  Vinte e três pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil acusadas de diversos crimes ambientais às margens do Córrego Tamanduá, em Aparecida de Goiânia. A conclusão do inquérito, comandado pelo Delegado Luziano de Carvalho, foi enviada nesta segunda-feira (07) à Justiça. 

  Durante os 40 dias de investigação foram constatadas irregularidades como a disposição de entulhos, cultivo de hortaliças e a edificação de imóveis em Área de Preservação Permanente (APP), além da captação irregular de água.

  Segundo o delegado, os danos ao meio ambiente são irreversíveis, uma vez que no local foram encontradas toneladas de lixo, casas construídas, plantações, criação de animais, e toda sorte de objetos que têm poluído e assoreado o córrego, com a incidência de erosões.

  Em parte da APP foi construído inclusive um condomínio fechado. Segundo o delegado, a prefeitura também pode ser responsabilizada. “Oficiamos o próprio prefeito no sentido de cancelar todas as licenças concedidas aos empreendimentos do local, já que não há plano de recuperação da área degradada”, afirma.

  O córrego Tamanduá possui 9 quilômetros de extensão e passa por aproximadamente 18 bairros de Aparecida de Goiânia. A prefeitura do município já havia sido intimada pela Justiça para promover, no prazo de seis meses, a despoluição, a  recomposição e a recuperação da área.

Fonte: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades
Reportagem publicada dia 07 de janeiro de 2013.


  Os problemas ambietais são o reflexo de nossa sociedade que acabou por se preocupar mais com o lado econômico e deixou de lado o social. Áreas verdes são cada vez mais raras. Espremidas entre prédios e concreto têm servido ultimamente para especulação imobiliária como é o caso do recentemente construído Parque Cascavel em Goiânia.
  Em um esforço conjunto com o Ministério Público, o caso do córrego Tamanduá foi denunciado em Aparecida de Goiânia, os problemas que atingem sua Área de Preservação Permanente (APP) são visíveis. Etendendo a educação como uma prática comunitária que pode ser estendida a diversos territórios da cidade, podemos instigar os alunos a pensarem sobre esses problemas ambientais que fazer parte de seu cotidiano. Algumas perguntas poderão ser feitas:
  1. Quais as consequências dos problemas ambientais para minha comunidade?
  2. Como posso participar ativamente da preservação do meio ambiente
  3. Qual a relação entre o meio ambiente e qualidade de vida?
  4. Qual a reponsabilidade do governo em promover campanhas ambientais educativas?




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